domingo, 19 de maio de 2013

Imóvel na Planta: Saiba comprar


 Imovel em São Vicente S.P.

Imóvel na planta:Dicas para uma compra segura.



Que Beleza!

Aquela maquete linda...

Área de lazer,bem localizado e ainda por cima facilidades para pagar...

Só boas notícias?

Infelizmente , não!

O sonho do imóvel na planta pode se transformar em um pesadelo,se você não tomar algumas precauções,que nem são das mais difíceis.




Preste atenção:

 

1 - Pesquise o histórico da construtora.

Informe-se sobre reclamações nos orgãos de defesa do consumidor,converse com proprietários que compraram deles para saber como foi a experiência,se cumpriram prazos,entregaram o prometido.

2 - Cheque o memorial de incorporação:

Para não cair em golpes, peça sempre uma cópia do memorial de incorporação da obra. Se o corretor disser que a construção ainda não possui, então nem continue a conversa. "É crime levantar um empreendimento sem estes documentos", diz Crestana, do Secovi. A lei 4591, de 1964, determina que, antes de iniciar qualquer negociação imobiliária, as incorporadoras devem registrar no cartório de imóveis um conjunto de quinze documentos. Entre eles estão a prova da propriedade do terreno, o projeto de construção aprovado pela prefeitura, o cálculo exato da área do imóvel e a descrição do acabamento e material utilizado na construção. "No memorial, tudo é descrito de maneira bem minuciosa. É preciso prestar muita atenção nesses itens", afirma Patrcia Ferraz, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP). Isso porque é muito fácil se encantar com a decoração dos apartamentos em exposição ou com as promessas dos corretores. No entanto, apenas o memorial de incorporação oferece uma dimensão concreta do imóvel que está sendo comprado.

3 - Vá ao local pessoalmente.

Apesar de não estar construído ainda,você pode levantar informações importantes sobre sua futura moradia,feira por perto?escolas?a rua é barulhenta ?qual a incidência de luz solar?(pela unidade escolhida você poderá através da maquete,saber qual a incidência de sol na sua unidade),os apartamentos da face sul tem menor insolação, nos da face norte sempre bate mais sol.

4 - Guarde tudo!

Monte uma pasta e guarde desde contratos até folders,propagandas(sugiro que guarde inclusive os e-mails trocados)em caso de necessidade de ingresso em juízo para preservação de direitos,é bom que você esteja bem documentado.

5 - Reajustes:

Costuma se dar algo em torno de 30% distribuído entre o período de obras e o restante depois das chaves,o mercado costuma usar o INCC (índice nacional da construção civil)como índice de reajuste durante as obras,depois das chaves a lei não permite mais o uso do INCC,ou é financiamento direto com a construtora ou financiamento bancário.

Risco nenhum?

 

Lamento informar mas não existe negócio sem risco,mas se você tomar essa precauções ao procurar imóvel na planta o risco diminuirá substancialmente!


É possível fazer maquetes eletrônicas incríveis, pois os profissionais de hoje dominam quase todas as ferramentas de AutoCad, porém tome cuidado pois você não vai morar naquele projeto sensacional criado por um programa de computador.


Você vai morar em um apartamento de verdade, portanto tenha muito cuidado antes de fechar negócio co seu apartamento na planta!


Abraços!!


imovel na planta em Santos-S.P.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?Então deixe seu comentário,são muito importantes para mim.Abraços!!