domingo, 12 de maio de 2013

FGTS na aquisição de imóveis


usar fgts

Como (e porque...)utilizar o FGTS na aquisição de imoveis.

Você certamente já deve ter ouvido muita propaganda do tipo "utilize seu FGTS"na compra deste imóvel.O FGTS é como um pecúlio ou seguro para o trabalhador,que tem acesso a ele quando se aposenta,é demitido sem justa causa ou em casos especiais em que seu uso pode ser liberado.


        A compra da casa própria é um desses casos.

Devo utilizá-lo?

 

A resposta é  sim (mil vezes sim...)a remuneração das contas do FGTS tem um dos piores  rendimentos do mercado,nos últimos anos,tem inclusive perdido para a inflação...

Para liberar esse precioso fundo você precisa se enquadrar em alguns critérios que são:

1- Não ser proprietário de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional que tenha sido financiado pelo SFH.

2- Não ser comprador ou proprietário de imóvel pronto ou construção no município onde trabalha ou mora ou nos municípios limítrofes.

3- Precisa ter constribuído por no minimo 3 anos para o fundo ,mesmo que de forma descontinuada e por diferentes empregos.

Posso utilizar para...

 

FGTS
Vale a pena usar o seu FGTS para aquisição de imóvel.
    ...comprar imóvel novo ou em construção,você pode usar o fundo para pagar a vista ou dar entrada,pode também amortizar parcelas,diminuindo o valor da prestação ou o tempo de financiamento.

      Se puder diminua o tempo do seu financiamento,pois alem de quitar antecipadamente ,vai se livrar dos juros e taxas que incidiriam sobre as parcelas a vencer,se a prestação estiver pesando muito no orçamento familiar,diminua o valor das parcelas.

Existe limite de valor do imóvel para uso do FGTS?

 

Sim.O imóvel não pode ter valor superior a R$ 500.000,00(quinhentos mil reais).O governo tem estudado aumentar este limite para R$ 750.000,00(setecentos e cinquenta mil reais) mas até o momento que escrevo ,o governo continua estudando...

Posso usar o valor do FGTS para construir?

 

Sim. Desde que a construção seja em regime de cooperativa ou haja financiamento por agente financeiro ou construtor(pessoa física ou jurídica) ,neste caso deve ser apresentado cronograma de obras.





Muito tem se falado sobre desaquecimento no mercado imobiliário,mas ainda assim não conheço melhor estrategia de formação de patrimônio,fluxo de caixa e renda passiva do que a aquisição de imóvel(ou imóveis que é ainda melhor...rsrs)
Se você adquirir um imóvel , daqui a 10 anos terá se valorizado substancialmente.
Se adquirir um carro(por exemplo)não valerá a metade do que investiu...



Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?Então deixe seu comentário,são muito importantes para mim.Abraços!!