sábado, 1 de junho de 2013

Localização,localização,localização?


     


excelente localização
Essa esquina custa caro


O Mantra da Localização...

 

 Algumas ideias são tão comuns e repetidas que mais parecem leis ,quando a maioria pensa igual sobre determinado assunto.

Aqueles que tem visão diferente não se manifestam(seja qual seja o motivo,medo de críticas,talvez...)mas como blog é algo pessoal eu coloco aqui a minha opinião e deixo a liberdade de quem discordar escrever a respeito, ou responder o artigo.

Existe um "mantra" no mercado imobiliário repetido por corretores ,compradores e público em geral que costumam dizer que no mercado imobiliário o que importa é...


      Localização...localização...localização...

 

       Vejamos pois!

       Digamos que você busca morar bem(óbvio,a não ser que não tenha condições para tal)e quer morar em determinado lugar,existe uma questão subjetiva nisso,que é alguma relação emocional que você tem com determinado lugar e te trás boas lembranças,sem contar o fato de que morar próximo a praia,escolas,boa rede de serviços públicos valorizam sobremaneira o imóvel.


       Mas para alguns tipos de compradores isso não é tão importante.

       Se você vai comprar para morar,localização é muito importante.

       Se você é investidor e compra como estratégia de investimento nem tanto...






      Imóvel como estratégia de investimento.

 

      Se você compra para investir deve se preocupar com o retorno percentual sobre o que investiu,certo?

      Na verdade o que você precisa saber é se o imóvel possui demanda e liquidez,ou seja é um imóvel que desperta interesse?

      Digamos que em uma zona intermediaria você encontra para comprar um imóvel que fique próximo de uma fabrica, o bairro não é ruim,mas também não é o sonho de consumo da maioria.

      Muitos trabalhadores da fabrica procuram por locação nas redondezas,seja para não perder tempo com deslocamentos casa-trabalho,almoçar em casa,etc

      Antes de adquirir o imóvel para alugar(estratégia de fluxo de caixa,ou como alguns preferem dizer:renda passiva)você se informa sobre os preços de locação praticados na área e descobre que o mercado esta pagando em torno de R$ 1.000,00(mil reais) pelo aluguel de uma unidade como a que estão oferecendo a você.

Negociando com o proprietário, que quer vender para morar em uma área mais nobre,descobre que ele vende o imóvel por R$ 120.000,00(cento e vinte mil reais)o que gera um retorno em aluguel por volta de 0,83% ao mês.

Isso não é exercício de futurologia.

Muitos proprietários que utilizam a estrategia de investimentos em alugueis,tem a maioria de seus imóveis em áreas não tão valorizadas(que nos digam os Portugueses e Espanhois que vieram da Europa duas gerações atrás...)

Eis o motivo simples:imóveis menores e mais afastados da área nobre (costumam) ter retorno percentual melhor,pois são comprados mais baratos.

Como a maioria não disputa esses imóveis para compra o preço deles caem em função da sempre válida lei da oferta e da procura.

Se você quiser descobrir como fazer uma maquete eletrônica e saber como ficará seu futuro imóvel, recomendo que leia este artigo aqui.


  
     

  Resumindo...

 

     Se você busca imóvel para morar,o mantra: localização,localização,localização é válido certamente.

    Se você busca imóvel para investir em aluguel ,o que importa é demanda(haverá público interesado na locação?)liquidez(se você quiser revender,considera-se 90 dias um prazo razoável para venda,desde que você não aplique sobrepreço no produto,ou seja peça uma valor dentro da realidade).

    Além do retorno através da renda passiva (aluguéis)você terá acréscimo do principal(valor investido na compra do imóvel)quando daqui  a alguns anos resolver vender(isso se não passar metrô por baixo ou ponte por cima do seu investimento...uma possível desapropriação,mas isso não é comum).
                                                                                                          Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?Então deixe seu comentário,são muito importantes para mim.Abraços!!