domingo, 5 de maio de 2013

Apto Novo ou Usado (qual é melhor para você?)

Conhece as diferenças?

 Apartamento em construção

Na hora de comprar imóvel essa dúvida sempre vem a tona:
Afinal o que é melhor?imóvel novo ou usado,qual escolher?

Depende do que você precisa (ou idealiza...)
  


Bom,vamos começar pelas vantagens do imóvel novo:


1-Condições de pagamento melhores:O mais comum é o comprador pagar entre 30 e 40% do valor até a entrega das chaves,financiando o restante em algum banco(as vezes é possível financiar direto com a construtora,nesses casos você deve verificar quais as condições oferecidas).

2-Condomínios(geralmente)mais baixos:Os novos projetos costumam oferecer sistema de reutilização de água,relógios individuais de gás e água,sistema de descarga econômico,maior numero de unidades(que irão ratear os gastos)ou seja o projeto é pensado para economia de condomínio,mesmo com mais áreas de lazer que as construções antigas.
Importante:nenhum bom projeto resiste a incompetência e/ou gestão fraudulenta de recursos do condomínio,isso é muito comum(infelizmente).

3-Personalizar seu imóvel antes de morar nele:Um imóvel na planta(ou em outras fases da construção)te possibilita personalizar o acabamento como quiser(muitas vezes utilizando a mão de obra gratuita da construtora)deixando o imóvel com a sua cara.
Isso pode ser feito em um imóvel usado mas é sempre complicado quebrar e refazer,sem contar a desvantagem de reformar um imóvel já morando nele,quem já passou por isso sabe o que estou falando...

4- Áreas de lazer:Atualmente até as construções mais populares possuem piscina adulto/infantil,salão de festas,etc, outras são praticamente um clube,e se o projeto for bom e tiver boas praticas de gestão condominial,não impacta tanto no valor do condominio(item 2)
 Os mais "antigos"lembrarão disto:para termos acesso ao que os novos condominios oferecem hoje precisavamos ser sócios de um clube,pagar pelo título(jóia dizia-se!),manutenção mensal,etc.muitos clubes tradicionais de Santos-S.P. fecharam porque os ex-sócios não precisaram mais daquele espaço para  diversão das suas familias,esse "não gasto"da familia precisa ser creditado aos novos projetos de construção.

Qual devo comprar?




 

 E o usado oferece o quê?








1-  Plantas maiores:Essa é a vantagem mais visível,como os terrenos se tornaram muito caros ,é necessário um melhor aproveitamento para que gere lucro para as construtoras/incorporadoras,mas antigamente não era assim...como os terrenos eram relativamente baratos,podia se construir sem grande preocupação com espaço e as plantas eram bem maiores.
Existem construtoras "mágicas"que conseguem num espaço que se construía um apto de 01 dormitório até alguns anos atrás ,construir atualmente um de 3 dormitórios!

2- Já está pronto:Você não precisa aguardar prazo de entrega,já está pronto e se estiver vazio,é só mudar-se.

3- Costumam custar menos :O imóvel usado geralmente custa menos que um novo (de mesmo padrão)mas não tem tanta facilidade para pagar como um em construção,você precisa pagar a vista,usando FGTS,ou financiamento bancário.
4-Localização :Como "chegaram primeiro" via de regra são muito bem localizados.

E então qual comprar? 


Depende do que você precisa.

Se você tem filhos pequenos(ou pretende ter)um novo projeto pode oferecer uma área de lazer que será uma benção para nossas crianças hiperativas,rsrs
Se você busca espaço(interno)amplo,preços menores(porem com menos facilidades de pagamento pré-chaves) o usado pode ser uma opção.

Agora, se você quer sair do aluguel e não se importa se vai morar em casa ou apartamento recomendo fortemente que conheça este blog

Abraços!! 

2 comentários:

Gostou do artigo?Então deixe seu comentário,são muito importantes para mim.Abraços!!